Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios

Foto: Divulgação/Sede MG
  • O que é ?

O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) é um projeto de promoção de acesso a mercados que aproxima e insere os pequenos negócios como fornecedores de segmentos identificados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede MG), nas regiões do estado de Minas Gerais, de acordo com as suas vocações econômicas. Além da promoção do encontro entre fornecedores e segmentos compradores, o CMON tem em sua origem metodológica a preocupação no desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios locais.

O programa é oriundo de uma experiência bem-sucedida da Sede, que, em 2016, durante os trabalhos do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), criou o Circuito Mineiro de Compras Sociais – CMCS, em parceria com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No entanto, o novo formato tem como diferencial a sua estruturação enquanto política pública de fomento aos negócios, além da sua expansão para outros setores da economia e regiões do estado de Minas Gerais.  

Além da promoção do encontro entre fornecedores e segmentos compradores, é importante destacar que o CMON tem um eixo voltado ao desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios locais, sendo assim, promove workshops de capacitação em negociação para os participantes, contribuindo, desta forma, para o fortalecimento dos pequenos empreendedores e para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

  •  Como Funciona?

Rodadas de Negócios: o encontro entre empresas fornecedoras e compradoras ocorre em Rodadas de Negócios (virtuais ou presenciais). Na modalidade virtual, o tempo estimado de negociação é de 15 minutos, em que a empresa fornecedora faz a apresentação do seu produto para a empresa compradora. Na sequência, havendo interesse da empresa compradora, a empresa fornecedora encaminha o produto para aprovação e posterior fechamento de negócios. Já na modalidade presencial, a empresa fornecedora apresenta o seu produto para degustação à empresa compradora e na sequência a troca de cartões e fechamento de futuros negócios.

Participação em Feiras e Eventos:  os participantes, selecionados previamente em edital, expõem seus produtos em estandes fornecidos gratuitamente pelo estado via CMON, de modo que a negociação e a troca de contatos ocorra ao longo do evento. (Em virtude da Pandemia de Covid-19, essa modalidade não está sendo realizada).  

  •  Público-alvo:

O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios é voltado para Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempresas (ME), Microempreendedores Individuais (MEI), Agricultura Familiar (AF) e Empreendimentos Coletivos. 

  •  Como Participar?

Confira a programação abaixo e mande email para circuito.oportunidades@desenvolvimento.mg.gov.br indicando seu interesse em participar.  Caso a rodada de negócios esteja prevista para ocorrer em feiras e grandes eventos, a inscrição dos participantes interessados será feita por edital.

  • Dados sobre o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios

Arquivos

Arquivo Tamanho Formato Data Atualização
Boas Histórias do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios 9399276 kb pdf 18/12/2021

Arquivo Tamanho Formato Data Atualização
Resultados CMON 2019 e 2020 333108 kb pdf 16/12/2021